sábado, 22 de dezembro de 2012

Relançar ou continuar?


Passou a ser moda o "relançamento" de personagens na DC Comics, desde a "Infinite Crisis" ao "One year later"  "52" a agora o "New 52".

Por Gary Frank
Um dos últimos personagens a ter esse tratamento (mais um), foi o Captain Marvel ou Shazam, como preferirem.
Aliás, peço desculpa mas não é bem assim, No seguimento deste  "relançamento este super herói já não se chama Captain Marvel. Foi oficialmente alterado o nome para Shazam.

Depois de ter passado o manto ao Freddie (Cpt. Marve Jr), e ter ficado ele o responsável pela Rock of eternity (desculpem mas em português o nome fica horrível ), na historia "Trials of Shazam", está de volta o original, Billy Batson.
Nem quero saber a justificação que arranjaram para desfazerem essa continuidade, ainda para mais depois de a mesma ter sido reforçada no arco "Justice League: Cry for Justice", (Mais sobre esta excelente historia num futuro próximo) :)

Neste novo, novo capitulo do Captain Marvel, e como já disse acima, temos novamente o Billy Batson como personagem principal, Mas engane-se quem pensa que é exactamente o mesmo, ele continua a ser uma criança, mas em vez  daquele menino órfão e bem comportado que faz sempre o que está certo, é um miúdo com 15 anos revoltado, devido à vida que levou a saltar de família adoptiva em família adoptiva e que não tem quaisquer super-poderes.

Por Gary Frank
Vamos portanto no desenrolar da historia, acompanhar a transformação deste miúdo no super herói Captain Marvel.
Nota-se que a mitologia, magia e a fantasia, vão estar muito mais presentes do que anteriormente.
Com argumento de Geoff Johns e a fantástica arte de Gary Frank, (um dos meus preferidos), é uma das series que irei continuar a coleccionar.
Apesar se ser interessante ver este personagem mais up-to-date incomoda-me o corte total com o passado, numa tentativa de arranjar novos fãs. 

Por Alex Ross
Ainda para mais quando em 2005 foi feita uma proposta que para mim seria bem mais interessante, por parte de Alex Ross que é um fã assumido do Captain Marvel
A proposta que apresentou tinha uma premissa muito similar à que estão a seguir agora, ou seja,  aproximar o herói e todo o seu universo, dos tempos modernos.
Existe no entanto uma pequena grande diferença. Neste caso a maneira de o fazer, passaria por pôr o  Billy Batson, na pele de um adolescente que já tinha os poderes mágicos desde os seus 10 anos.
Parece-me que a DC se "agarrou" em parte ao design que ele propôs. Substituir o dourado por electricidade que vai passando continuamente nessas zonas.

Não sei quanto a vocês  mas para mim e apesar do que lançaram estar muito bom, seria mais apelativo o caminho da continuidade defendida pelo Alex Ross, do que mais um reboot que não muda nada.  






2 comentários:

  1. Sou sempre a favor da continuação, e do respeito pelo passado das personagens. Mas...

    Por vezes as histórias seguem determinados rumos que vão parar a becos sem saída, aí é preciso fazer algo!
    Reboot, revamp, relaunch...
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já somos dois :)
    Agora o importante é que o reboot seja numa nova direcção válida, ao contrário do que as grandes editoras têm feito.
    Infelizmente a maioria não tem o efeito desejado e acaba-se sempre por voltar ao original :)

    ResponderEliminar